O que é Front-end e Back-end? Quais são as Diferenças?

Nessecaso, você vai criar códigos para manipular o banco de dados onde os dados dosoftware ficam salvos. Utilizado para construção de sites e de algumas ferramentaspara desenvolvimento mobile, o HTML é a tecnologia Front-end mais utilizada nomercado. Assim, uma pessoa que começa a carreira desenvolvendo front-end ou back-end pode inclusive começar a se especializar em desenvolvimento para interfaces mobile. De qualquer forma, profissionais (principalmente as pessoas que respondem pelo front-end) devem dominar o aspecto da responsividade, visto que o uso de celulares é uma tendência cada vez mais comum.

front-end e back-end diferença

A partir desse desenho, as pessoas desenvolvedoras transformam a imagem em uma aplicação que o navegador consiga entender. Isso significa que o Front-end se relaciona com as partes dos sites que mais se aproximam da pessoa usuária. É o Back-end que adiciona, busca, edita ou apaga as informações do banco de dados. O Back-end a gente não consegue ver, mas ele é a camada principal do software.

Tendências do mercado:

Ainda assim, qualquer problema encontrado pelo desenvolvedor do frontend provavelmente será documentado e enviado ao desenvolvedor do backend para análise e reparo. De volta à nossa analogia de construção de casas, os frameworks são como coleções de janelas, drywall, e ferramentas usadas para construir a casa. As linguagens de programação são como as matérias-primas que entram nesses elementos para fazê-los https://fernandolkhe44444.diowebhost.com/81304138/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego funcionar, como cola, vidro e madeira para janelas. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos bastante utilizada para desenvolvimento de software em diversas plataformas. Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems e atualmente é mantida pela Oracle. Python é frequentemente usada em tarefas como automação de tarefas, análise de dados, desenvolvimento web e educação.

Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram. Ou seja, o back-end resume-se a tudo o que está por trás do site, que o usuário/leitor não tem acesso direto e não consegue interagir. Já o front-end corresponde à parte em que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades. Ambos são especializações que o profissional do segmento acaba escolhendo ao longo da carreira. Sistemas são complexos e, por isso, há determinadas categorias para os profissionais, não somente sendo chamados de programadores ou programadoras.

Diferenças entre programação Front-end e Back-end

“Mas por que fazer o curso superior, se posso encontrar materiais na internet? Nesse momento, lembre-se de que, estudando por conta própria, dá até para aprender uma coisa ou outra, só que nada supera o aprendizado a partir das experiências de profissionais que já atuaram no mercado. O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor projetada especificamente para desenvolvimento web. Ele permite que você aplique estilos a páginas da web e que você faça isso independentemente do HTML.

  • Sendo assim, as pessoas desenvolvedoras de Back-end trabalham principalmente para fazer uma ponte entre os dados do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa.
  • Serve para dizer o que é um menu, o que é um parágrafo, o que é um botão, etc.
  • Ele é o responsável em processar os dados e executar as ações que o software se propõe a fazer.
  • Podemos citar um exemplo das APIs também, já que elas são uma parte importante do trabalho da pessoa que cuida dessa área.
  • Uma carreira em desenvolvimento web geralmente começa com este tipo de pergunta.

Enquanto o front-end lida com a interface do usuário, a programação back-end é responsável pela lógica do aplicativo, pelo processamento de dados e pela interação com o banco de dados. A programação é uma área em constante evolução, com novas tecnologias surgindo a cada dia. E dentro da programação, existem diferentes áreas de atuação, cada uma com suas particularidades.

Seu site WordPress está lento?

Por isso, você pode pedir a um desenvolvedor dessa linha a deixar o seu site esteticamente mais bonito. Basicamente, o front-end refere-se ao que você vê quando acessa um site e o back-end se relaciona ao que fica por trás das cortinas, isto é, a programação que compõe todos os elementos do site. Ter um site é essencial para todo tipo de negócio e, como dono ou gestor, https://pickett-shaffer.blogbright.net/men-and-women-normally-say-they-want-to-deal-with-their-time-improved-but-they-usually-really-dont-comprehend-how-to-go-about-doing-that-if-this-is-you-and-you-want-to-much-better-this- você deve conhecer o que compõe cada parte dele, e isso inclui saber a diferença entre front-end e back-end. Nós também estamos vivendo em um mundo acêntrico, que quase sempre cai nas mãos de um desenvolvedor frontend. Isso porque o NoSQL utiliza bancos de dados gráficos, emparelhamentos e logs de documentos ao invés do armazenamento básico de tabelas a partir de SQL.

Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web. Ao lidar com a parte mais complexa e interna do site ou produto digital, o back-end desempenha um papel crucial na sua infraestrutura. Geralmente os desenvolvedores web tendem a se especializar ou no front-end ou no back-end. A diferença entre esses dois ramos https://devinlmml17383.develop-blog.com/32220535/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego está na tecnologia em que o profissional deve se aprofundar, pois apesar de as duas áreas fazerem parte do mesmo todo, elas utilizam ferramentas e tecnologias diferentes. E, mesmo com toda essa familiaridade, as diferenças das plataformas ainda separam as pessoas que trabalham com sites e com aplicativos em duas linhas diferentes.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *